Coordenador : Fabia Monica Souza dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388255.2199.205864.23022023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo prioritário deste projeto de extensão é formado pelos estudantes de graduação do Campus Universitário de Rio das Ostras (CURO UFF), mas algumas ações também são oferecidas para estudantes dos outros campi da UFF. O CURO é composto por dois Institutos (IHS - Instituto de Humanidades e Saúde; e ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia), contando com os seguintes cursos de graduação: Psicologia, Enfermagem, Produção Cultural, Serviço Social, Engenharia de Produção e Ciência da Computação. O CURO possui mais de 2000 alunos ativos, além dos demais integrantes da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e demais prestadores de serviço), agregando necessidades específicas às demandas locais. Embora o público-alvo preferencial do nosso projeto de extensão seja formado pelo corpo discente, compreendemos que os demais integrantes da comunidade acadêmica também perfazem o público-alvo (secundário) deste projeto de extensão (docentes, técnicos e demais prestadores de serviço), na medida em que o ambiente universitário precisa ser compreendido de forma integrada. Nossa proposta pretende a construção e oferta de uma rede de suporte e atividades direcionadas ao corpo discente dos seis cursos de graduação deste campus universitário. Desta forma, o público-alvo é formado a partir das demandas estudantis e suas diferentes características, gerando o desenvolvimento de novos temas de pesquisa e extensão que perpassam as Vivências Acadêmicas por parte da comunidade acadêmica.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras (presencialmente) e demais campi da UFF (remotamente)
Objetivo
O objetivo central deste projeto de extensão é construir indicadores sobre o contexto singular do Campus Universitário de Rio das Ostras, oferecendo ações e propostas de intervenção que reduzam os processos de sofrimento/adoecimento do corpo discente, compreendendo e refletindo o contexto das vivências acadêmicas dentro deste centro universitário. Nosso objetivo central reside em promover ações para repensarmos a nossa atuação e vivência dentro do espaço acadêmico, promovendo encontros, debates, discussões e novas abordagens mais acolhedoras ao estudante universitário. Nós do LabIntegra acreditamos na força de práticas interventivas, principalmente em rodas de conversa, na tentativa de dar um suporte maior aos alunos em suas sagas individuais e coletivas de desenvolvimento. Como podemos perceber, é de extrema importância para o trabalho do LabIntegra entender as necessidades vividas por cada aluno e compreender de que forma este se sente no contexto universitário. Assim como o LabIntegra tem se constituído como um grupo, visamos entender e estudar como os alunos lidam com o seu estar em grupo, seu trabalho em equipe e quais ferramentas podemos utilizar para que a sua vivência no Centro Universitário de Rio das Ostras se torne mais leve. O coletivo, com base nos relatos dos alunos, notou muitas queixas referentes à divisão dos cursos, como se cada um caminhasse por si, com pouco diálogo e inter-relação, evidenciando uma comunidade acadêmica fragmentada. Pensando nisso, um dos nossos objetivos é ampliar a oferta de atividades para toda a comunidade acadêmica (alunos dos seis cursos de graduação da UFF de Rio das Ostras). Acreditamos, desta forma, que nosso projeto de extensão e pesquisa possa contribuir para lidar de forma expandida com a vida acadêmica, pois tende a proporcionar uma maior aproximação entre os cursos, o que nos será primordial para as possíveis intervenções.
Resumo
Que universidade temos? Que universidade queremos? Quem são as pessoas que compõem esse contexto? Em especial, quem são os estudantes que habitam a universidade e quais são seus desafios, percursos e enfrentamentos? Quais suas demandas, histórias e possibilidades? Do Coletivo Trampo ao LabIntegra, nosso projeto vem desenvolvendo ações que objetivam ampliar as estratégias de acolhimento estudantil a partir das vivências acadêmicas em nossa universidade priorizando o próprio processo de formação, para além de uma visão conteudista. As altas demandas ao longo dos anos de formação universitária/acadêmica/profissional tornam frequentes os casos de estresse, adoecimento e evasão escolar. Muitas vezes se revelam questionamentos sobre a própria escolha vocacional e a tensão inerente ao futuro profissional tão almejado. Os efeitos individuais e coletivos destes processos se tornam ainda mais impactantes quando analisamos a realidade de um campus universitário de interior, como é o caso da UFF de Rio das Ostras, em que a maioria dos discentes não é originalmente da cidade, de forma que o ingresso no ensino superior representa uma transformação muito radical na rotina e no suporte social/familiar desses novos universitários. Da oportunidade de formação profissional ao enfrentamento cotidiano das novas exigências sociais, culturais e afetivas às quais toda a comunidade acadêmica está exposta, torna-se cada vez mais urgente a construção de redes de apoio para toda a comunidade acadêmica visando favorecer o processo de integração à cena universitária como fator de saúde e criação de laços, e não como agente estressor / de adoecimento.